quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Gerrit Rietveld


holanda ( 1888 - 1964)

Nascido na Holanda em 1888,o arquiteto, desing e pintor iniciou sua carreira na oficina de moveis de  de seu pai  era . Em 1919 ele se juntou a Theo van Doesburg, Piet Mondrian, e outros artistas e formou o grupo De Stijl do qual  Rietveld se tornaria um dos artistas mais importantes e influentes colaboradores.





O movimento De Stijl.





Os artistas envolvidos com o  movimento De Stijl estavam buscando uma purificação da arte. Eles queriam criar uma harmonia universal.
Para alcançar essa purificação os membros utilizaram  um vocabulário singular com a predominância de linhas horizontais e verticais, as únicas cores usadas eram o  preto,o branco e o cinza, além das cores primárias- vermelho, amarelo e azul. Os artistas se esforçaram em buscar a  simplicidade e sobriedade a suas obras.
Neste contexto Rietveld tentou dar a seus projetos e moveis uma beleza ordenada e racional. A casa que ele construiu para a família  Schröder é considerada um importante exemplo de arquitetura de acordo com as regras do De Stijl.


Casa Schröder


 Quando visualizamos a fachada da casa  da "Casa Schröder” de Rietveld- considerada um manifesto arquitetônico- e devidamente tombada como patrimônio da humanidade pela UNESCO- logo nos vem a mente as pinturas de  Piet Mondrian,  não somente pelo uso de formas puras como também  das cores e seu peso.Nas áreas internas foram utilizados tons de  cinza nas paredes e nos tetos e nos já nos elementos rebatíveis e nas estruturas metálicas a cor preta. Na parte externa utilizou-se a cor branca para ressaltar a intersecção com elementos metálicos pretos, além de alguns detalhes nas cores vermelha amarela e azul. Foi a pedido da cliente que o próprio Rietveld fez a escolha das cores, em lugar de um artista plástico já renomado, pois acreditava que essa etapa do projeto fazia parte do processo criativo.

Primeiro pavimento e a flexibilidade da planta .
Além desta referencia direta ao neoplasticismo ,o projeto de Rietveld tem como seu partido a flexibilização da planta.  .Esta mobilidade é verificada sobretudo no piso superior que pode ser um espaço aberto com a chamada planta livre ou pode se transformar -com a ajuda  de placas deslizantes e rebatíveis -em espaços menores e fechados(  três quartos,um banheiro e sala de estar) permitindo que as criança tivessem uma grande área para brincar durante o dia e um espaço mais reservado durante à noite. O pavimento inferior mantém a configuração espacial mais tradicional e a relação entre os pavimentos é adquirida por meio da utilização de vidro no topo das portas.A relação da área interna com a externa é reforçada pelo uso das aberturas que foram projetadas a entender o ambiente interno ao externo estabelecendo uma relação direta com a paisagem.
Esta nova relação que o arquiteto estabelece com o projeto em que ele projeta desde sua fachada , paleta utilizada e ate a mobília adequada com sua proposta é o que faz de Gerrit Rietveld um diferencial de sua época  , encarando o projeto como um ferramenta  que auxilia na melhoria da qualidade de vida do usuário  .

vista interna do pavimento superior .










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